sábado, 30 de agosto de 2008

CULINÁRIA: SEGREDOS E DICAS PARA O BOLO FICAR FOFO

Muita gente tem me perguntado qual é o segredo para um bolo ficar fofo. Ou então por que mesmo seguindo a receita alguma coisa deu errado. Bom vou tentar ajudar vocês. NUNCA, mas nunca mesmo, usem ovos, leite ou manteiga gelados. Estes 3 ingredientes devem ser sempre usados em temperatura ambiente. Estes 3 também são os únicos que podem ser batidos. Isto é, geralmente um bolo se começa batendo o açúcar (peneirado), com a manteiga (em temperatura ambiente). Aí então junta-se os ovos (em temperatura ambiente e batidos), e bate-se bem. Quando começar a formar bolhas, está bom! Depois junta-se a farinha de trigo, e aí eu tenho um segredinho. Eu sempre substituo meia xícara de farinha por amido de milho (é Maizena!).  Se o bolo ficar meio fofo demais diminua a quantia de Maizena. Eu deixo bem fofo para poder jogar calda de fruta e levar a geladeira. Fica igual pavê. Faz o bolo ficar mais leve e fofo. Bom junta-se a farinha, o leite (temperatura ambiente), e o fermento. Leite em pó também faz diferença na consistência e no sabor. A partir daí, misturar delicadamente. Colocar em forma untada com manteiga e enfarinhada. Isto é, você passa manteiga ou margarina na forma, e depois polvilha farinha de trigo por cima, recobrindo a manteiga. Isso faz o bolo soltar da forma depois de assado. O forno já deve estar aquecido por uns 10 minutos. A temperatura deve ser média. Forno muito quente vai queimar o bolo por fora e deixá-lo cru por dentro. Se o forno estiver muito fraco, o bolo vai ficar branquelo e não vai crescer direito. Quando você sentir o cheiro bolo é sinal de que ele já está quase pronto. Espero ter ajudado. E, se der certo, me contem!
Um abraço, bom apetite!

Um comentário:

  1. Olá! Sou péssima para fazer bolos, sempre sai duro, solado. Tenho jeito para decorá-lo, mas pra cozinhar... aiaiaiaiai Achei suas dicas ótimas, vou tentar fazer e depois aviso pra vc.

    Obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita. Deixe aqui o seu recado. Volte sempre!